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Capítulo 4 - Porto Alegre/RS
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LIDERANÇA EFICAZ

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Ela inspira confiança por meio da força do caráter e da generosidade a fim de levar as demais pessoas a se tornarem líderes também.
Ela exige habilidades específicas, como a paciência e a confiança de que os frutos virão.

Toda pessoa é capaz de exercer influência sobre as outras, portanto, toda pessoa é potencialmente, um líder.
O propósito da liderança é levar as pessoas aonde não poderiam ir por conta própria, inspirá-las e equipá-las para fazer aquilo que se achavam incapazes de realizar e alcançar objetivos que só podem ser alcançados por um grupo que trabalha unido. Para fazer isto os líderes devem amar as pessoas e viver sempre perto delas.


A primeira pessoa que você deve liderar é você mesmo
Nossa tendência é julgar os outros pelas suas ações, mas a nós mesmos por nossas intenções. Por isto a pessoa mais difícil de liderar é você mesmo.


Encargos do líder
O bom líder leva outros consigo para o topo, portanto promover a ascensão de outros é requisito fundamental para a liderança eficaz. Um líder gera líderes.

O grande líder nunca se coloca acima dos que o seguem, a não ser quando se trata de assumir as responsabilidades. Um líder nunca deve criticar um liderado na frente da equipe, principalmente na sua ausência. Os melhores líderes sabem que liderar pessoas pressupõe amá-las também.

Se você não tem a intenção de assumir riscos, a liderança não é o seu lugar. Não dá para evitar riscos e esperar que as pessoas progridam ao mesmo tempo. O progresso sempre demanda riscos.


Pessoas abandonam pessoas, não organizações
Uma das piores coisas que podem acontecer a uma organização é perder seus membros. Quando isto ocorre, não culpe a organização, o mercado ou a concorrência. Coloque a culpa nos líderes.

Nunca esqueça: pessoas abandonam pessoas, não organizações. Se você deseja manter seus melhores colaboradores e ajudar sua organização a cumprir sua missão, então se torne um líder ainda melhor.


Se deseja ser um líder, precisa se acostumar com as críticas
Provérbios 9.8-9: "Não reprenda o zombador, caso contrário ele o odiará; reprenda o sábio, e ele o amará. Instrua o homem sábio, e ele será mais sábio ainda; ensine o homem justo e ele aumentará o seu saber."

Ao ser criticado você precisa fazer 3 perguntas:
- Quem me criticou? (críticas adversas de um sábio é melhor que a aprovação dos tolos)
- Como a crítica foi feita? (foi um julgamento gratuito ou deu o benefício da dúvida e falou com ternura?)
- Qual o motivo da crítica? (é o resultado de uma mágoa pessoal ou foi para o meu crescimento?)

As pessoas só conseguem mudar para melhor quando abrem o coração para o aprimoramento pessoal, por isto, quando recebemos críticas, devemos manter a atitude correta: não ficar na defensiva, procurar os traços da verdade, efetuar as mudanças necessárias e assumir uma atitude positiva.

Uma pessoa segura se esquece de si, e assim é capaz de se concentrar nos outros. Ao fazer isto, ela pode enfrentar praticamente todo tipo de crítica e até mesmo servir aos que a criticam.

Para se tornar um líder eficaz, é importante deixar os outros dizerem o que você precisa ouvir e não somente o que você gostaria de ouvir.


Mudança
Romanos 12.2: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Se você tem a intenção de se tornar um líder melhor, precisa mudar.
A pessoa interessada no sucesso precisa aprender a ver o seu fracasso como uma parte saudável e inevitável do processo de ascensão.

Todo mundo comete erros. Para chamar o máximo de atenção, cometa um erro bem grande. Para provocar o maior estrago possível, não admita seu erro. Isso impedirá o seu crescimento como líder.

A primeira etapa para quem deseja evitar os erros e aprender com aqueles já cometidos é olhar de maneira realista para si e reconhecer suas fraquezas. Não é possível aprimorar sua liderança se você está ocupado demais tentando fingir que é uma pessoa perfeita.
Os melhores líderes criam um clima que permitem as pessoas de sua equipe expressarem suas opiniões.

Se você criar um ambiente de crescimento, não apenas promoverá o desenvolvimento das pessoas, como também verá gente de grande potencial bater à sua porta e se oferecer para fazer parte de sua equipe.


Saber ouvir
Tiago 1.19: "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."

O bom líder deve saber entender as pessoas, conhecer o que se passa no coração dos liderados. Ser sensível em relação aos sonhos dos membros de sua equipe é essencial para motivá-las. Um dos maiores presentes que se pode dar a uma pessoa é a atenção.

Devemos ter o hábito de ouvir os liderados de maneira atenciosa e inteligente pra dispor das informações. Se um líder não sabe ouvir, os problemas da organização tendem a piorar cada vez mais.


Como avaliar o desempenho de um líder
Mateus 7.20: "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis."

O sucesso de um líder é medido pelo desempenho de sua equipe. Tudo começa e termina na liderança. Se alguém é um líder e não consegue formar seguidores, então esta pessoa somente tem um cargo, mas não é um líder de fato. Não existe líder sem liderados.

Promover o crescimento e desenvolvimento pessoal dos liderados é o maior chamado de um líder.

O líder precisa acreditar na equipe, pois, pelo contrário, ela mesma não acreditará em si mesma. E, se ela não acredita em seu potencial, não tem como crescer. Logo se as pessoas não crescem, isso é reflexo da liderança.

A liderança está relacionada em colocar as pessoas no lugar certo para alcançar o sucesso. Como líder você precisa conhecer e valorizar sua equipe pelo que ela é, permitindo que trabalhe de acordo com seus pontos mais fortes.

Os grandes líderes nunca se satisfazem com seus níveis de desempenho. Eles não exigem apenas de seus subordinados, também se cobram o tempo todo para alcançar seu próprio potencial. As expectativas que têm a respeito de si são sempre mais elevadas do que qualquer padrão que outras pessoas possam estabelecer para eles.


O líder deve saber gerenciar
Êxodo 18.20-21: Jetro disse ao seu genro Moisés: "Você deve ensinar ao seu povo as leis de Deus e explicar o que devem fazer e como devem viver. Mas você deve escolher alguns homens capazes e colocá-los como chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Devem ser homens que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo."

O bom líder não pode querer dominar tudo em sua organização, e nos menores detalhes. Se agirem assim, perdem a perspectiva e a capacidade de liderar.
Como líderes não devemos nos limitar a agir para cumprir a visão, mas devemos selecionar e capacitar outras pessoas para fazê-lo.

Gerenciar bem exige capacidade de delegar atividades. Você não pode fazer tudo sozinho e se não dividir responsabilidades, não vai cumprir sua função de líder eficaz, e não vai permitir que a sua equipe cresça.

Líderes devem sempre olhar bem mais à frente do que os outros membros da organização. Se eles sempre deixam para reagir às crises só no momento em que elas acontecem, as pessoas e a organização sofrem, portanto os líderes eficazes investem em planejamento.


Ferramenta básica para gerenciar melhorias: Ciclo PFCA



P = PLANEJAR (Determinar as Metas e os Meios para atingi-las)
F = FAZER (Treinamento e Implementação do processo)
C = CONTROLAR (Verificar os resultados alcançados)
A = AGIR CORRETIVAMENTE (Alterar o que deu errado no processo e manter o que deu certo)
RETORNAR AO CICLO


Conclusão
Seja você um agente de mudança, mude você primeiramente, viva uma vida com propósitos e metas, lute para alcançá-los e torne-se um exemplo para sua equipe. Independente do âmbito de sua liderança, implemente melhorias e obtenha os resultados, que é o sucesso e o desenvolvimento de sua organização, pois é evidente que não somente o líder deseja o crescimento, mas todos gostam de participar de "um time que está ganhando".


Fonte: Artigo baseado principalmente no livro: "O Livro de Ouro da Liderança" de John Maxwell.

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